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Varejo 4.0: Minha loja na era Digital

Tudo avança em uma velocidade surpreendente. As transformações tecnológicas seguem aceleradas e nossa relação com os bens de consumo mudam a forma de comunicar, vender, consumir e compartilhar nossas experiências. Não, o Ponto de Venda (PDV) não tem mais somente o papel de vender. Hoje ele estabelece conexões afetivas com seus usuários, atraindo-os ao Ponto de Venda e perpetuando o negócio. Varejista, preparado para esta mudança? Continue por aqui para saber o que você pode fazer para adaptar seu espaço e acompanhar esta tendência.


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(Aplicação da tecnologia de geolocalização auxiliando a experiência no PDV)


Na era do Varejo 4.0, o ponto de venda assume o papel de promotor das marcas e vira uma área de experiência, onde o cliente pode provar o produto e vivenciar os benefícios que ele proporciona. Percebemos uma mudança no comportamento do consumidor, que se mostra, por exemplo, mais preocupado com questões sociais e ambientais e pondera ao decidir se um produto fará parte da sua vivência. E é aí que entram os recursos tecnológicos: precisamos entender qual a reação e tendência do consumidor, para oferecer o produto certo, na hora certa.


O espaço da loja deverá ser preparado. As ofertas devem estar nos locais adequados, com equipamentos eficientes para concluir o processo e gerar venda.

A Arquitetura comercial abraça e conecta a tecnologia aos produtos, na entrega de um espaço visualmente integrado e promotor. Ela é coadjuvante e serve como base para o processo de venda.


Aplicando o Varejo 4.0 na minha loja:

A coleta de dados é o objetivo e a tecnologia atua neste ponto. Compreendendo quem são e quais os hábitos dos clientes, você consegue atuar de forma mais assertiva na abordagem e oferta de seus produtos. Veja alguns exemplos de tecnologias que podem ser aplicadas em seu empreendimento:

  • Wi-Fi: Ofereça de GRAÇA, mas peça um cadastro em troca. Com esta conexão, você pode ofertar produtos, avisar sobre eventos e promoções e aproximar seu vínculo;

  • Câmeras com sensores de calor: Mapeiam o caminho dos clientes e apontam as zonas mais quentes da loja (onde os clientes permaneceram por mais tempo), auxiliando o lojista na estratégia de exposição e rodízio de produtos;

  • Beacons: É uma espécie de GPS indoor, que localiza com precisão o posicionamento do cliente dentro de uma loja. Através dele, é possível emitir informações por bluetooth nos smartphones cadastrados e perceber o que cada cliente comprou;

  • App's com Geolocalização: Permite ao cliente, ao entrar em um estabelecimento, receber notificações com informações de produtos e as ofertas do dia. Esta tecnologia já é usada em aeroportos, para localização de portões de embarque e guichês das companhias.

Com a interpretação dos dados coletados, chega a hora de preparar o espaço: O Store Design melhora os pontos de contato entre o produto e seus interessados, tornando o momento interativo e envolvente, gerando similaridade, ou seja, identificação e sentimento de querer. Caso a compra não aconteça no ato, em uma próxima oportunidade, a marca/produto que gerou a melhor experiência virá à mente do consumidor e despertará o desejo.


E se você acha que estas tecnologias estão muito distantes da sua realidade, saiba que da mesma forma que elas surgiram rapidamente, assim também se tornarão acessíveis. Cabe ao lojista enfrentar o desconhecido e inovar, buscando as facilidades e recursos que a tecnologia oferece, tornado seu Ponto de Venda estrategicamente diferenciado perante os concorrentes. Planeje seu espaço de vendas, através de design adequado e inovador, alinhado com seu posicionamento.

A Arquitetura é capaz de transformar espaços, criar atmosferas e fortalecer o relacionamento entre produtos e clientes.

Nós da Influenzi - Arquitetura para Varejo podemos te ajudar a encontrar as melhores soluções para o seu PDV.


Marina Marcolla | Influenzi - Arquitetura para Varejo