Vivemos em constantes e significativas mudanças de comportamento, tudo avança e se modifica de forma acelerada, o que se reflete no modo em que consumimos bens e serviços. O consumidor está atento e informado sobre tudo, muito mais que oportunidades, ele busca por conexões e experiências.
Estamos nos aproximando da data mais importante para o varejo - o Natal - nesta data, mais do que nunca, o cliente está emotivo. É hora de surpreende-lo e proporcionar experiências que o conectem com a marca.
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NATAL 2019
Pesquisas trazem uma boa estimativa para o Natal deste ano – 2019, será o melhor Natal dos último seis anos. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), as vendas aumentarão 4,8% em comparação ao mesmo período do ano passado, podendo alcançar a arrecadação de R$ 60 bilhões.
De acordo com a mesma pesquisa, 77% das pessoas entrevistadas pretendem presentear alguém neste Natal, para ter-se ideia da importância e dimensão das vendas a arrecadação prevista ultrapassa a soma das vendas do Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças deste ano.
Apesar dos números de crescimento que animam aos lojistas é preciso a ficar atento a outro dado, 85% dos consumidores fará pesquisa na internet antes de ir as compras e 41% efetuará a compra on-line. O consumidor está mais informado e exigente, o que você tem para oferecer em seu ponto de venda que atrairá o cliente?
Diante deste novo cenário, com os novos anseios do consumidor torna-se necessário um planejamento para encantar e atrair o cliente, e que tal colocar em prática para as vendas de natal?
Dicas para melhorar seu desempenho nas vendas de Natal:
1- Use o calendário de Varejo a seu favor
O calendário de varejo é uma ferramenta de planejamento para as ações de vendas - nada mais é que um plano de ação, que tem como base as datas comemorativas presentes no calendário. Sem dúvidas, o Natal não pode ficar de fora desse planejamento: Pense na decoração, promoções e embalagem que irá oferecer.
2- Faça campanhas promocionais
Promova uma campanha específica para o Natal, pode ser produtos em oferta, kits presenteáveis, algum brinde ou sorteio.
Use seu banco de dados e alerte seu cliente sobre sua campanha, envolva-o em suas ações. Que tal criar um concurso cultural ou um ambiente instagramável? (Leia nosso artigo sobre instagramabilidade)
3- Atendimento Personalizado
Compreenda quem é seu público alvo, seus gostos e hábitos, mas lembre-se que no Natal todos são presentáveis então prepare-se para receber os mais diversos públicos.
Treine a sua equipe para bem atender a cada consumidor, prepare-a para serem consultores de vendas e ajudar na escolha do cliente se assim ele preferir, sem ser invasivo;
Mostre sua preocupação e carinho nos pequenos detalhes, uma embalagem bonita, um cartão e até mesmo um bilhete escrito a mão. Surpreenda sempre que possível.
4- Vitrine e Comunicação
Você sabia que a vitrine é responsável por até 70% das vendas?
Sabendo dessa importância não dá para ignorá-la, então dedique-se: Invista tempo e dinheiro nela.
Atente-se a iluminação! Um produto bem iluminado vende sozinho.
Fique de olho na quantidade de produtos não peque pelo excesso, isso pode deixar o consumidor confuso e JAMAIS coloque produtos no chão. Use tablados, cubos e outras estruturas para destaca-los.
Use sua vitrine para contar uma história, encante para atrair, use sua criatividade, o Natal é magico e cheio de significados, inspire-se, nesta época não faltam elementos para você usar.

Lojista, o Natal já está batendo na porta, se ainda não entrou no clima, corre que ainda dá tempo. Planeje-se, seja criativo, coloque nossas dicas em prática e surpreenda até o bom velhinho.
Desejamos boas vendas! E não esqueça: É A EXPERIÊNCIA QUE FARÁ O CLIENTE VOLTAR.
Autora: Letícia Holocheski | Influenzi - Arquitetura para Varejo