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CALENDÁRIO DE VAREJO: A FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO PARA VENDER MAIS

Atualizado: 4 de Fev de 2020

É comum, ao início de cada ano, as pessoas fazerem promessas para colherem melhores resultados. Quem não quer melhorar alguma área de sua vida, não é mesmo? Para quem trabalha com o Varejo, não é diferente! São muitas as formas de atingir resultados, mas para todas o PLANEJAMENTO é o caminho. O Calendário de Varejo é uma ferramenta que o lojista deve conhecer, para trabalhar as datas que podem ser aliadas do seu negócio para alavancar as vendas, através de estratégias de marketing e ações no PDV (Ponto de Venda) que aproximem sua marca do consumidor.

As datas comemorativas são de suma importância para o varejo, elas impulsionam as vendas, visto que, culturalmente elas são escolhidas para presentear ou consumir produtos específicos. Ter essas datas apontadas no calendário de forma personalizada ajuda os varejistas a se planejarem estrategicamente, potencializando as oportunidades de ganhos.

E você já aplica essa estratégia em seus negócios? Caso ainda não, continue por aqui, que as dicas valem a leitura!


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CALENDÁRIO DE VAREJO - QUE É?


O Calendário de Varejo é uma ferramenta de planejamento e como o próprio nome diz, nada mais é do que um calendário. Ele é um cronograma de ações promocionais que serão desenvolvidas pelo seu negócio ao longo de todo o ano, tendo como base as datas comemorativas presentes no calendário. Lembramos que ao falar de promoção, não estamos falando de preço baixo e sim de enaltecer/ promover um produto.

A partir desse cronograma, a sua empresa vai criar e executar eventos, ofertas especiais e promoções, com as estratégias de marketing e vendas que serão adotadas e aplicadas. Deve-se definir a forma de comunicação com o público, se através de elementos de PDV, se a campanha irá para vitrine e se contará com estratégias virtuais, pois tudo precisa ser previsto, para entrar em vigor muito antes da data específica.


OS CICLOS DO VAREJO E AS DATAS COMEMORATIVAS


O calendário do varejo possui uma série de datas especiais que são aproveitadas para gerar mais movimento e lucro, em maio tem o Dia das Mães, agosto Dia dos Pais, dezembro Natal... Tendo por base essas datas, temos os ciclos do varejo, que não precisam estar necessariamente divididos pelos meses e sim por períodos que antecedem determinada campanha (lançamento de coleção, liquidação...).


É essencial criar um calendário personalizado, que além das datas mais comuns, acrescentem datas que são relevantes para o seu público. Preste atenção em datas ligadas ao seu negócio: por exemplo, o dia do chocolate pode ser muito importante e bem aproveitado por uma sorveteria.

COLOCANDO EM PRÁTICA


Identifique seu público alvo e entenda o seu fluxo de venda para então praticar os itens listados abaixo: 1- Demarque no seu calendário todas as datas importantes para o varejo no geral;

2- Escolha as datas mais significativas para o seu negócio;

3- Planeje as promoções e ações especiais para cada uma das datas;

4- Liste o que será necessário em cada ocasião;

5- Defina metas e objetivos para cada ação;

6- Alinhe o planejamento estratégico ao calendário comercial;

7- Use o calendário para guiar a comunicação com os clientes;

8- Mantenha seu estoque abastecido;

9- Prepare sua equipe para as ocasiões especiais ao longo do ano;

10- Crie alertas para todos os envolvidos, lembrando os prazos que estão próximos.


Siga estas dicas, crie um cronograma de ações anual, alinhe ao seu planejamento estratégico e financeiro e aproveite todos os momentos para impulsionar suas vendas.

Se precisar de ajuda, nós da Influenzi estamos por aqui, entre em contato conosco!


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Autora - Letícia Holocheski | Influenzi Arquitetura para Varejo



© 2019 por VOHAUS

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